Qual a velocidade da Millennium Falcon?

Universo Star Wars

Dezembro chegando e… é hora de mais um filme do Universo Star Wars. Os geeks/nerds ficam doidos! Com Rogue One vamos voltar um pouco no tempo, a cronologia do filme se passa entre os episódios III (A Vingança dos Sith) e IV (Uma Nova Esperança), e a incrível Millennium Falcon estará no filme (se não me engano!). Afinal o que tem de tão incrível na velocidade da Millennium Falcon? Veremos!!!

3708458-star_wars_legends_image_626

A menina dos olhos

A Millennium Falcon é um dos veículos mais formidáveis de todas as histórias de sci-fi e uma das mais rápidas, pensou na Enterprise-E de Star Trek? Esquece! Pelo que verão aqui, de antemão posso dizer que a Millennium Falcon não é a mais rápida, perde em velocidade para o TARDIS do Doctor Who e o Heart of Gold do Guia do Mochileiro da Galáxia, mas ganha de longe do warp drive máximo de 9,995 da Enterprise-E do Capitão Jean-Luc Picard. Apesar de toda suposta super velocidade da Millenium Falcon, não existe uma indicação precisa de qual seja essa velocidade, para isso eu me atrevi a estimar essa velocidade com base em suposições que considero bem factíveis.

milfal

Quão rápida ela é? Investigando!

Para descobrir a velocidade da Millennium Falcon – na verdade de qualquer outro veículo – devemos obter dois dados: a distância percorrida e o tempo do percurso. Quem é bem atencioso ao assistir filmes pode de imediato pensar que fica um pouco difícil indicar esses dados para a Millennium Falcon, afinal os caminhos pelos quais ela viaja nos filmes são os mais variados. Raramente ela viaja diretamente de um lugar para outro: em o Império Contra Ataca, a nave vai de Hoth para Bespin por meio de um campo de asteróides; em o Retorno do Jedi, ela vai de Tatooine a Endor por meio da base secreta dos Rebeldes, sendo esse local nunca revelado, pois o Império poderia descobrir e então destruí-los. Os melhores dados combinados obtidos dos filmes, da enciclopédia do Star Wars e do mapa da Galáxia de Star Wars, respectivamente, são: no filme Uma Nova Esperança (quando Luke Skywalker, Han Solo e outros viajam de Tatooine para a primeira Estrela da Morte, onde ficava Alderaan, para resgatar a princesa Leia, indicando um tempo de chegada!), a indicação da distância de Tatooine do centro da galáxia (43.000 anos-luz), a posição de Alderaan no mapa da galáxia e as hiper-rotas.

maxresdefault

Combinando os dados!

Agora é a hora de usar um pouco de sensatez. Na enciclopédia digital do Universo Star Wars, na seção Legends (não-canônica) da série, é dito que Alderaan fica a pouco menos de 5.000 anos-luz do centro da galáxia, mas temos um problema, pelo tamanho indicado da galáxia (entre 100.000-120.000 anos-luz) a distância de Tatooine (43.000 anos-luz) é bem convincente, entretanto, olhando o mapa e medindo no plano 2D do mapa a distância de Alderaan ao centro galáctico, a distância não pode ser menor de 5.000 anos-luz. Na menor estimativa, considerando Alderaan no mesmo plano de Tatooine e do centro galáctico, temos que a distância mínima de Alderaan ao centro galáctico é de 9.702,82 anos-luz, vou considerar isso como o correto baseado no mapa. Como fiz esse cálculo? Aferindo a distância entre as coordenadas dos pontos de localização de Alderaan e do centro galáctico no mapa da galáxia.

Quanto tempo de viagem? É bem discutível! Em alguns sites que consultei sobre a tentativa de responder qual a velocidade da Millennium Falcon, os tempos variam entre 2 horas e 3 dias. Convenhamos que 3 dias é muito para um resgate de emergência, a princesa Leia muito provavelmente seria morta nesse intervalo de tempo. Quanto a 2 horas, realmente é algo muito rápido, mas temos uma dica de Han Solo que nos ajuda a estimar um tempo melhor: no filme, Han Solo diz: “Devemos estar em Alderaan por volta de 0200 horas.” Quê? Como assim? Ao que tudo indica, Han está dando o tempo de destino no tempo militar, muito provavelmente indicando o horário de chegada como duas da manhã. No filme, quando eles deixam Tatooine, é durante o dia, e Tatooine tem ciclo de dia e noite mostrado no filme. Não se sabe ao certo quando eles partem, mas muito provavelmente não é pela manhã, afinal nos filmes é bem notório que Han Solo não é de acordar cedo, assim sendo, um bom palpite é que eles tenham partido entre 11:00/12:00 ou 13:00/14:00, o que indica um percurso com duração entre 12-15 horas, mas se for considerado um tempo menor ainda, diria que eles teriam saído entre 15:00/17:00, fazendo o percurso entre 9-11 horas no máximo!

Qual o trajeto? Essa é outra questão discutível. Se considerarmos o centro galáctico, Alderaan e Tatooine no mesmo plano, teremos que a menor distância entre Alderaan e Tatooine é de 43.442,69 anos-luz. Geralmente as rotas de um planeta a outro não são em linha reta, são curvas, mas quão curvas? O suficiente para ajustar a chegada ao destino levando-se em conta que planetas não estão parados, mas sim se movendo, entre outros fatores, assim vou considerar um acréscimo mínimo de 10-15% na distância em linha reta, indicando, portanto, que a rota mais curta entre Tatooine e Alderaan, sem ser em linha reta, é de 48.873,03 +/- 1.086,07 anos-luz. 

Um porém! Se quisermos considerar que o trajeto de Tatooine a Alderaan seja feito pelo menor possível utilizando as hiper-rotas oficiais, a distância entre os planetas é de 62.216,80 +/- 2.070,89 anos-luz! Como fiz essa estimativa? Medindo 5 vezes o percurso pela menor hiper-rota (linhas azuis no mapa abaixo) disponível no mapa da galáxia utilizando o programa Mousotron e fazendo a média mais erro padrão.

distance

O resultado!

Tudo é questão de contas, com os dados estipulados anteriormente, agora fica fácil! Temos, pelas considerações anteriores, diferentes distâncias e diferentes tempos de percurso, portanto, teremos uma certa segurança em indicar em que faixa se encontra a velocidade de viagem interplanetária da Millennium Falcon. A menor velocidade estimada conseguimos utilizando a menor distância percorrida no maior tempo, a maior velocidade conseguimos utilizando a maior distância percorrida no menor tempo, assim sendo:

  • Menor velocidade considerada: 47.786,96/15 = 3.185,80 anos-luz/hora;
  • Maior velocidade considerada: 64.287,69/9 = 7.143,08 anos-luz/hora.

A análise estatística de todos os dados, considerando os erros, permite uma estimativa da possível faixa de velocidade da Millennium Falcon no hiperespaço como sendo de 4.815,74 +/- 265,48 anos-luz/horaConsiderando essa faixa, temos que a velocidade mínima estatisticamente calculada é de 4.550,26 anos-luz/hora

Quão rápido é 4.550,26 anos-luz/hora? Aprox. 1.312,09 vezes mais rápido que a Enterprise-E no máximo de sua velocidade de warp drive 9,995 (30.400,06 vezes a velocidade da luz!), mas nos episódios da série, a Enterprise-E, jamais passou de warp 8 (1.024 vezes a velocidade da luz!), considerada a velocidade máxima segura, ou seja, levaria 46 anos, 8 meses, 22 dias, 2 horas e 31 minutos para fazer o menor percurso de 47.786,96 anos-luz de Tatooine a Alderaan… coitada da Leia e que vergonha para o Capitão Picard da Enterprise-E!

giphy
46 anos e 8 meses até lá? Desculpe Leia!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: