NONI, A FRUTA “MILAGROSA”! SERÁ?

Noni, a fruta “mágica” perfeita! Será?

Noni, a fruta do momento! Ouvi bem rapidamente sobre a “milagrosa fruta” há alguns meses, confesso entretanto que não “cliquei” a fundo em posts sobre a tal “milagrosa” fruta … o tempo passou, e então minha mãe compartilhou comigo anteontem (08/07) que começou a tomar – 30 mL por dia – de um suco preparado com a fruta Noni misturada com uva e amora. Ela me contou toda animada sobre os efeitos benéficos da fruta, que ajuda “nisso e naquilo e mais nisso e aquilo … e mais naquilo”, foi então que ela disse a frase que sempre me deixa de orelha em pé quando ouço e que dispara meu alarme de Biomédico/Cientista: “e não faz mal nenhum!”

Pois é, a parte de ser benéfica para muitas coisas como ela me disse, isso não me preocupou, se não for benéfica o quanto é dito, não tem problema, afinal não ser benéfica não implica, necessariamente, ser maléfica, mas a frase “e não faz mal nenhum!”, ahhhh, essa me incomoda quando ouço. Sendo assim resolvi escrever sobre a “estrela” da vez, e a seguir você poderá ler uma tradução (do inglês) adaptada das coisas que li sobre os cuidados a serem considerados sobre o uso da fruta.

O que é Noni? Noni, nome científico Morinda citrifolia, é uma fruta nativa do sudeste da Ásia (Indonésia) e da Austrália que cresce bem e tolera uma grande variedade de condições de solo e ambientes, apresentando uma extraordinária capacidade de sobreviver em ambientes difíceis. A fruta pode ser encontrada em piscinas naturais de água salobra perto da costa, em solos calcários, em atóis de coral, ou como colonizadora de fluxos de lava basáltica, e também em florestas nativas a altitudes de 0-350 metros. Crescimento em altitudes mais elevadas é possível perto do equador, em florestas perturbadas, em pastagens exóticas, áreas abertas perto da costa, em pastagens e plantações de coco, em torno de aldeias, em sub-bosques de florestas, entre outros lugares. Ops! Calma! Foco, vamos seguir.

Mágica! Por quê?

A fruta virou sucesso no exterior, EUA e Ásia, prometendo incríveis efeitos terapêuticos. Tem vitamina A, B3, C, ferro, potássio, cálcio, sódio, flavonóides, alcalóides, vários fitoquímicos, antioxidantes. Historicamente, Noni foi usada para fazer um corante amarelo ou vermelho para roupas e também como medicamento, normalmente aplicado na pele. Atualmente, a fruta, folhas, flores, caules, cascas e raízes de Noni são utilizados como terapia para uma longa lista de doenças. No entanto, a eficácia para essas utilizações não foi comprovada.

AVISO: o suco puro da fruta é amargo e desagradável, geralmente o suco é preparado junto de suco de uva e outros para mascarar o gosto amargo.

Quais os teóricos benefícios? Noni é comumente ingerida oralmente para tratamento de cólicas, convulsões, tosse, diabetes, dores ao urinar, como estimulante para o fluxo menstrual, contra febre, doença do fígado, constipação, secreção vaginal gestacional, febre da malária, e náuseas. Também existem indícios do uso de Noni para tratamento da varíola, de baço aumentado, inchaço, asma, artrite e outros problemas de articulações e ossos, contra o cancro, cataratas, constipações, depressão, problemas digestivos, úlceras gástricas, hipertensão arterial, infecções diversas, doenças renais, dor de cabeça, enxaqueca, síndroma pré-menstrual, acidente vascular cerebral, e como sedativo.

Na forma de suco, a fruta é usada contra artrite, diabetes, pressão alta, dores musculares e outras dores não musculares, dificuldades menstruais, dores de cabeça, doenças cardíacas, AIDS, câncer, úlceras gástricas, entorses, depressão, senilidade, má digestão, arteriosclerose, problemas circulatórios, e desintoxicação pelo uso de drogas (cocaína, heroína, etc).

As folhas são utilizadas como medicamentos para dores reumáticas e inchaço das articulações, dores de estômago, disenteria, e inchaço causado pela filariose. Com relação à casca, essa tem sido usada numa preparação para auxiliar o parto. Por vezes é aplicada à pele, sendo usada como um hidratante e redutor de sinais de envelhecimento. Para o tratamento de artrite, as folhas são envolvidas em torno da articulação afetada; para dor de cabeça, são aplicadas na testa; para queimaduras, feridas e úlceras de pele a aplicação é direta. Uma mistura de folhas e frutas é aplicado contra abscessos. Certos preparados da raiz são usados contra feridas causadas por Peixe-pedra e Arraias, e como uma pomada contra varíola.

TUDO PARECE LINDO:

Como eu disse anteriormente, a frase que minha mãe disse (“e não faz mal nenhum!”) foi que me chamou a atenção, pelo menos ela não falou aquela clássica … “é natural, não faz mal” … essa é pior, mas não vou entrar no mérito dessa frase. O fato é que sendo Biomédico, tendo aprendido o que aprendi e por ler muito, é claro que tinha de fazer este post, principalmente para falar sobre os possíveis malefícios do uso indiscriminado ou não dessa fruta “mágica/milagrosa”.

Para começar, o suco de Noni é rico em potássio, ENTÃO, é claro que deve ser evitado por pessoas com doença renal ou por aqueles que tomam os seguintes medicamentos: diuréticos poupadores de potássio, inibidores de ECA (enzima conversora de angiotensina) ou bloqueadores dos receptores de angiotensina-II. E por quê? Pode ocorrer de você sofrer de hipercalemia, a elevação perigosa dos níveis de potássio, e isso meu amigo, minha amiga, dependendo do quanto de potássio elevado você tiver, poderá ocasionar alterações no seu ritmo cardíaco, causar fraqueza muscular e desconforto.

VAMOS COM CAUTELA:

Noni é aparentemente SEGURA quando a fruta é consumida como alimento, no entanto, existe uma preocupação investigativa de que quando consumida em quantidades medicinais pode não ser segura como se especula. Chás e sucos de Noni podem causar danos hepáticos (sempre o fígado!) em algumas pessoas; há vários relatos de danos no fígado em pessoas que beberam chás ou sucos de Noni durante várias semanas, mesmo não sabendo ao certo se a fruta foi a causa. Sendo assim atenham-se às seguintes precauções e advertências a seguir:

Gravidez e aleitamento: Não tome Noni se estiver grávida. Historicamente Noni foi usada para causar aborto. Também é melhor evitar Noni se você estiver amamentando, não se sabe o suficiente sobre a segurança de tomar Noni durante o período de amamentação.

Problemas nos rins: Noni contém grandes quantidades de potássio. Isto pode ser um problema, especialmente para pessoas com doença renal. Existe o relato de uma pessoa com doença renal que desenvolveu altos níveis de potássio no sangue depois de beber o suco de Noni. Não use Noni se tiver problemas renais.

Doença do fígado: Noni tem sido associada a vários casos de danos no fígado. Evite o uso de Noni se você tem uma doença hepática.

DADOS CIENTÍFICOS:

  • Câncer: Pesquisas iniciais sugerem que ingerir 6-8 gramas de Noni por diária pode melhorar a função física, fadiga e dor em pessoas com câncer avançado. No entanto, Noni não parece reduzir o tamanho do tumor.
  • Espondilose cervical relacionada à idade: Pesquisas sugerem que tomar suco de Noni por 4 semanas, durante a fisioterapia para o tratamento da espondilose cervical, pode reduzir a dor no pescoço e melhorar a flexibilidade do mesmo em comparação com a fisioterapia sozinha. No entanto, o tratamento somente com a fisioterapia parece aliviar a dor e melhorar a flexibilidade do pescoço melhor do que o suco de Noni sozinho.
  • Performance em exercícios físicos: Pesquisas sugerem que beber um suco misto contendo Noni, Toranja e Amora, por 21 dias, pode aumentar a resistência em corridas de longa distância.
  • Perda de audição: Estudos sugerem que beber 120 mL de suco de Noni diariamente por 3 meses não melhora a audição em mulheres com deficiência auditiva.
  • Pressão alta: Estudos sugerem que beber 120 mL por dia, durante 30 dias, de um suco de Noni da fruta originária do Taiti, pode reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada.
  • Osteoartrite: Estudos sugerem que beber 90 mL por dia, durante 90 dias, do mesmo suco de Noni da fruta originária do Taiti, pode reduzir a necessidade de analgésicos e melhorar a qualidade de vida em pessoas com osteoartrite.
  • Náuseas e vômitos após cirurgias: Algumas pesquisas mostram que a fruta Noni reduz a náusea após cirurgias, no entanto parece não afetar a incidência de vômito.
  • São necessárias mais estudos para avaliar a Noni quanto ao seu uso em: cólica, convulsões, tosse, diabetes, problemas urinários, problemas menstruais, febre, problemas de fígado, prisão de ventre, corrimento vaginal, varíola, aumento do baço, distúrbios renais, inchaço, asma, cataratas, resfriados, depressão, problemas de digestão, úlceras estomacais, problemas cardíacos, infecções, enxaqueca, derrame, dor, redução dos sinais de envelhecimento, e outras condições diversas.

MEDICAMENTOS COMBINADOS COM NONI, EVITE ESSAS INTERAÇÕES:

  • Inibidores da ECA contra a pressão alta interagem com Noni: alguns medicamentos contra a pressão alta podem aumentar os níveis de potássio no sangue, e consumir o suco de Noni juntamente com esses medicamentos pode causar excesso de potássio no sangue. Alguns medicamentos inibidores de ECA contra pressão alta incluem: Captopril, Enalapril, Lisinopril, Ramipril, e outros.
  • Bloqueadores dos receptores da angiotensina-II contra pressão alta interagem com Noni: assim como dito anteriormente, alguns medicamentos para a pressão alta podem aumentar os níveis de potássio no sangue, e consumir suco de Noni juntamente com esses medicamentos pode causar excesso de potássio no sangue. Alguns medicamentos bloqueadores dos receptores da angiotensica-II contra pressão alta incluem: Losartana, Valsartana, Irbesartana, Candesartana, Telmisartana, Eprosartana, e outros.
  • Medicamentos reconhecidamente hepatotóxicos (ruins para o fígado) interagem com Noni: Noni pode prejudicar o fígado, e ingerindo Noni juntamente com medicações reconhecidamente danosas ao fígado pode aumentar o risco de danos ao fígado. Alguns medicamentos que podem prejudicar o fígado incluem: Paracetamol, Amiodarona, Carbamazepina, Isoniazida, Metotrexato, Metildopa, Fluconazol, Itraconazol, Eritromicina, Fenitoína, Lovastatina, Pravastatina, Sinvastatina, e muitos outros.
  • Varfarina interage com Noni: a varfarina é usada para retardar a coagulação do sangue. Tomar suco de Noni pode diminuir o efeito da varfarina, podendo aumentar a chance de formação de coágulos.
  • Pílulas diuréticas poupadoras de potássio interagem com Noni: Noni contém grandes quantidades de potássio e alguns diuréticos poupadores de potássio podem elevar os níveis de potássio no corpo. Tomando esses diurético juntamente com Noni pode causar excesso de potássio no corpo, ocasionando hipercalemia. Alguns diuréticos poupadores de potássio que aumentam o potássio no corpo incluem: Amilorida, Espironolactona, e Triantereno.

Eu sei, eu sei! Poxa, esse Daniel (eu no caso) parece que está querendo jogar um balde de água fria … NÃO!

Não? Explico. O que pretendo neste post é compartilhar sobre os cuidados que devemos tomar quando consumimos algo, seja o que for, principalmente quando esse algo consumível é comestível … e surge como o “Santo Graal” da saúde, pode até ser que venha a ser, após inúmeros estudos, a melhor fruta com a maior razão de benefícios maravilhosos com riscos bem pequenos, mas até lá, toda cautela é pouco, afinal “já viu né”, vai ter gente – e já deve ter muitas – tomando diariamente o suco de Noni como água (2 litros por dia!), preparando bolo para o café da tarde diário … não é bem por aí!

Referências bibliográficas:

http://www.ctahr.hawaii.edu/noni/downloads/morinda_species_profile.pdf

http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-758-noni.aspx?activeingredientid=758&activeingredientname=noni

Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. Que bom Artemio! O texto, como pode ter notado, tem o objetivo de alertar as pessoas a não tomarem as coisas sem antes averiguar e consultar um médico!

    Curtir

  2. Artemio Rocha 21/06/2016 — 03:18

    Venho tomando noni a alguns meses. Variando com goiaba uva jaca abacaxi gengibre . Meio copo americano de manhã meio antes de dormir.
    Regulou melhor minha pressão. Nao tomo mais remédios para pressão.
    Senti melhorar vitalidade sexual potência
    Melhorei questão de urinar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: